Entre os dias 24 e 27 de julho de 2025, Patrocínio foi palco da 9ª edição do Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado. O evento ofereceu uma programação diversificada, com atividades culturais, experiências gastronômicas e opções de lazer para todas as idades, reunindo milhares de pessoas ao longo dos quatro dias.

Neste ano, o Festival ganhou ainda mais força com intervenções realizadas pelo Governo Municipal, como reformas, ampliações e novas estruturas que melhoraram a experiência do público. Pela primeira vez, foi promovido um Espaço Kids, em parceria com a organização do evento, que ofereceu atividades educativas e interativas como oficinas gastronômicas, pinturas, contação de histórias, atrações musicais, apresentações circenses e muito mais.

A abertura do evento contou com a presença de autoridades, entre elas Adriano Maximiano, Diretor de Proteção e Memória do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), que representou o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira. Durante a visita, foram anunciados editais do Fundo Estadual de Cultura (FEC), que disponibilizarão mais de R$ 22,5 milhões para o setor cultural de Minas Gerais.

A programação também contou com o lançamento do livro “Continuo Chovendo por Qualquer Coisa”, de Laira Arvelos, no estande da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em celebração ao Dia do Escritor. Outro destaque foi a participação da Rainha Nacional do Café 2025, Maria Eduarda de Freitas Nunes Silveira, e das Princesas Yasmin Rosa de Lima e Sônia Beatriz Lélis Veríssimo, além da exposição de artesanato local com a FeirArte e a União dos Artistas Plásticos de Patrocínio (UNAPP).

O evento reafirma o compromisso do Governo Municipal com a valorização da cultura e dos artistas locais. “A cultura é diversa e ela abraça todos os fazedores desta área. A ideia da Secretaria é sempre realizar uma mistura de literatura, arte, música e cultura, abrindo portas para os artistas e seus respectivos segmentos”, destacou a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Ana Valéria de Rezende Cunha.